Notícia Diário Digital: Um estudo divulgado domingo na Guarda sobre «O Associativismo Juvenil e a Cidadania Política» revela que os jovens estão descontentes com a política e com o modo como a democracia funciona na sociedade portuguesa.
As conclusões do estudo elaborado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa a pedido da Secretaria de Estado da Juventude, foi apresentado no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Associativismo Juvenil, presididas pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.
Segundo o documento da autoria de Pedro Ferreira e Pedro Silva, a análise realizada sobre atitudes face à democracia e à participação política e social dos jovens, «sublinha a presença de convicções democráticas bastante generalizadas na população, a par de um sentimento maioritário de descontentamento relativamente ao modo como a democracia funciona na sociedade portuguesa».
«A este descontentamento estará provavelmente associado não apenas a incapacidade da sociedade, que se acentuou com a desaceleração económica dos últimos anos, em sustentar e satisfazer as expectativas sociais e económicas dos sectores juvenis, mas também uma certa degradação das instituições democráticas que têm revelado alguma dificuldade em darem de si mesmas uma imagem mais transparente e credível», afirmam os autores.
Este trabalho resultou de entrevistas realizadas a mil jovens com idades entre os 15 e os 29 anos.
(É a realidade pura e dura! Cabe sobretudo às juventudes partidárias tentar contrariar este desinteresse dos jovens pela política! Vamos lá tentar arranjar soluções para "apanhar" a malta nova?)
segunda-feira, maio 01, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário