quarta-feira, setembro 14, 2005

A "excepcional" ex-assessora de Sócrates!

Sócrates abre vaga excepcional para colocar ex-assessora, in Jornal de Negócios.

O Governo descongelou uma vaga a título excepcional para conselheiro de imprensa na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), que será ocupada pela ex-assessora do primeiro-ministro, Maria Rui, conforme confirmou ao Jornal de Negócios António Carneiro Jacinto, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
De acordo com o despacho nº666/2005 publicado na passada sexta-feira em Diário da Republica, e assinado pelo primeiro-ministro José Sócrates, o Governo tenciona “continuar a contar com um elemento experiente e especializado na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, necessidade que não pode ser satisfeita através de instrumentos de mobilidade previstos na lei e que justifica a adopção de uma medida de descongelamento excepcional, desbloqueando um lugar indispensável”.
Recorde-se que as admissões na função pública estão congeladas desde que Manuela Ferreira Leite assumiu a pasta das Finanças no Governo de Durão Barroso. Contactado pelo Jornal de Negócios, Bettencourt Picanço, do Sindicato dos Técnicos do Estado, esclareceu que neste caso concreto não é possível falar-se em “descongelamento excepcional”, uma vez que em termos rigorosos estamos perante “uma contratação”. A figura do descongelamento de uma vaga utiliza-se “para a admissão de um trabalhador para os quadros da Administração Pública e para o início de uma dada carreira”, explicou Bettencourt Picanço.
Ora, neste caso não se verifica nenhuma das situações acima referidas porque Maria Rui será contratada por um determinado período temporal e a função de conselheiro de imprensa na REPER não é nova. António Carneiro Jacinto, porta-voz do MNE garantiu que a escolha de Maria Rui para a REPER foi “exclusivamente profissional”, tendo em conta que, segundo a mesma fonte, a ex-assessora de José Sócrates fez “um grande trabalho quando esteve em Bruxelas”, exactamente na mesma função para a qual volta agora a ser nomeada e que abandonou a 6 de Maio de 2003.
O responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu ainda que Jaime Leitão, actual conselheiro de imprensa na REPER, voltará para Portugal como Chefe de Missão para a Preparação da Presidência Portuguesa da União Europeia, apesar da sua comissão de serviço só terminar no segundo trimestre do próximo ano.
Contactada pelo Jornal de Negócios, Maria Rui não quis comentar a situação, remetendo-se a um “não confirmo absolutamente nada”. O mesmo aconteceu com David Damião, assessor de imprensa do primeiro-ministro.

(e já fugi!!!)

3 comentários:

Anónimo disse...

Tacho, tacho, tacho, tacho, tacho, tacho, tacho, tacho, tacho...

Anónimo disse...

Já deu a sua PINAda?
A ÁGUA é por nossa conta
Apareça na Casa ANINHAS

Anónimo disse...

http://orelhas-de-burro.blogspot.com

Para ver o Malotas com as orelhas a arder