quinta-feira, abril 27, 2006

Repúblicas em arruada...

Arruada anima as ruas de Coimbra
As ruas de Coimbra foram ontem palco de uma arruada que teve como objectivo “a contestação de muitas das políticas que hoje colocam as repúblicas em risco”, de acordo com João Silva, um dos organizadores do evento e membro do Conselho de Repúblicas.
A arruada que tinha também como objectivo celebrar a revolução do 25 de Abril, contou com declamações de poemas, demonstrações de capoeira e pequenas performances teatrais e musicais. As companhias culturais que estiveram presentes foram Malabares, GEFAC, Bonifrates, Encerrado Para Obras, Projecto Sal, RebimbóMalho.
Outra das intenções da organização do evento era, segundo João Silva, “preencher um espaço cultural que em Coimbra se encontra vazio”.
Os palcos destas acções, promovidas pelo Conselho de Repúblicas, foram quase sempre em lugares históricos de Coimbra: Praça da República, Mercado D. Pedro V, Rua Ferreira Borges, Praça Velha, Arco da Almedina e Largo da Portagem, onde a arruada terminou com a performance teatral “A Ilha Verde”.
Durante o cortejo podiam ainda ouvir-se palavras de ordem como “25 de Abril Sempre, fascismo nunca mais!”. Hoje, as actividades encerram pelas 22 horas com um Café Concerto no Salão Brasil.
...e tá a fugir

Sem comentários: